Wikipédia
O Palácio da Bolsa, ou Palácio da Associação Comercial do Porto, na cidade do Porto, em Portugal, começou a ser construído em Outubro de 1842, em virtude do encerramento da Casa da Bolsa do Comércio, o que obrigou temporariamente os comerciantes portuenses a discutirem os seus negócios na Rua dos Ingleses, em pleno ar livre.
Com uma mistura de estilos arquitectónicos o edifício apresenta em todo o seu esplendor, traços do neoclássico oitocentista, arquitectura toscana, assim como o neopaladiano inglês.
Monumento Nacional, o Palácio da Bolsa, propriedade e sede da Associação Comercial do Porto, serve agora para os mais diversos eventos culturais, sociais e políticos da cidade.
O Salão Árabe detém o maior destaque de todas as salas do palácio devido, como o nome indica, a estuques do século XIX legendados a ouro com caracteres arábicos que preenchem as paredes e tecto da sala. É neste salão que tem lugar as homenagens a chefes-de-estado que visitam a cidade.
Na Sala dos Retratos encontra-se uma famosa mesa do entalhador Zeferino José Pinto que levou três anos a ser construída, revelando-se um "exemplar altamente qualificado em todas as exposições internacionais a que concorreu".
Expressinha
HORÁRIO:
> Disponível de Abril a Outubro das 09h00-18h30
> Disponível de Novembro a Março das 09h00-12h30 e das 14h00-17h30.
PREÇO:
> Individual: 7,50€
> Estudante / Sénior: 4,00€
> Descontos: PortoCard 50%
COMO CHEGAR:
> BUS: 500, 900, 901, 906, ZH, ZM, ZR, 1M (nocturno) e 10M (nocturno)
> ELÉTRICO: Infante - Passeio Alege (22)
Enviar um comentário