Lugar com um enorme simbolismo e misticismo, o Lugar de Gaia é a parte mais alta da colina de Gaia, tendo por isso uma situação priveligiada sobre o Rio Douro.
Inicialmente, foi um castrejo fortificado, da idade do bronze final. Desde daí passou por várias mãos, ao sabor das conquistas dos povos. Foi de Romanos, Muçulmanos e Galegos, onde esteve na origem da Lenda de Gaia. Foi ocupado pelas tropas Miguelistas, durante as lutas com os Liberais.
Em todas estas lutas, o castelo foi sendo sucessivamente destruído, e hoje quase nada resta dele. Além dos factos históricos e das lendas, pouco mais se sabe deste sítio, embora vários investigadores se tenham dedicado a estudar o local.
Mais recentemente, e após um desmoronamento de terras, foram descobertas as ruínas da porta sul do castelo, na rua do Rei Ramiro, junto dos armazéns 'Fonseca Gimaraens'.
Quem passar pelo local, pode observar vestígios do primitivo porto que esteve na origem do nome Portus Cale, da porta de entrada na Villa de Gaya e das escadarias que davam acesso ao castelo, as escadas da Boa Passagem.
Reza ainda a história, de que as casas envolventes foram construídas com pedras do Castelo.
HORÁRIO:
> Disponível todos os dias até às 18h00 (normalmente o portão está aberto durante o dia, caso esteja fechado, tentem abrir ou desloquem-se ao café Solar das Regadas a ver se a responsável o abre).
COMO CHEGAR:
> AUTOCARRO - (em actualização)
Enviar um comentário